Extinção de incêndios por gás

Os sistemas de extinção por Gás têm sido desde há muitos anos a tecnologia por excelência de extinção em zonas técnicas. No entanto, quer pelos danos que provocam ao ambiente, quer às pessoas sujeitas aos mesmos, e apesar da sua eficiência, os mesmos têm vindo a ser ciclicamente retirados do mercado, sendo substituídos por novos agentes de extinção não tão agressivos para o ambiente.

A Rivergarden providencia Soluções para Proteção Automática Contra Incêndio (SAEX) com recurso a agentes extintores gasosos, químicos (FM200, NOVEC) ou naturais (nitrogénio N2, árgon Ar, anidrido carbónico, argonite - N2+Ar, inergen - N2+Ar+CO2), armazenados sob pressão em contentores/garrafas e disponíveis para difusão nos volumes a proteger através de tubagem metálica de distribuição, nomeadamente: Dióxido de Carbono CO2, Inergen (IG-541), Argonite, FM200 (HFC-227ea), IG 100, Novec, IG-55.

O IG-55 (Inerte Gás – 50% Nitrogénio e 50% Árgon) é um agente de extinção, assim designado e aprovado pela norma NFPA 2001 (Clean Agent Extinguishing Systems) para locais com ocupação humana.

Os sistemas de extinção por Gás apesar de crescentes condicionantes à sua utilização devido à sua utilização são ainda bastante utilizados e têm de facto um excelente comportamento de combate ao fogo, devendo-se acautelar os efeitos colaterais no que diz respeito a ambiente, pessoas e equipamentos.

Sistemas de extinção por gás