Os sistemas de videoconferência começam cada vez mais a banalizar-se nas médias e grandes empresas dado o impacto que trazem na redução direta de custos e na comodidade permitindo um contato mais próximo e direto entre equipas, chefias, gestores, etc.
Se há uns anos estes sistemas tinham custos elevadíssimos para as empresas, o que as levava a ponderar muito bem este tipo de investimento, sendo que o mesmo só era habitualmente feito pelas grandes empresa e multinacionais, hoje são uma ferramenta totalmente acessível a qualquer empresa ou instituição.
Ao contrário dos sistemas disponibilizados na internet para possibilitar o contato através de softwares facilmente acessíveis, estes sistemas profissionais de videoconferência garantem uma qualidade de som e imagem que substituem na grande maioria das vezes a presença física dos interlocutores.
Assim sendo, sem custos de deslocação (combustíveis, portagens, desgaste das viaturas, refeições, etc.) e com muito maior conforto e sem dispêndio de tempo associado a essas deslocações, a empresa ou instituição consegue em qualquer momento colocar todos os interlocutores pretendidos em comunicação verbal e visual, o que facilita a discussão de ideias, projetos, resultados, lançamento de produtos, formação, etc.