Sistemas de controlo de acessos

O controlo de acessos tem como objetivo proteger pessoas, informação e bens móveis contra acessos não autorizados.

O controlo de acesso é um sistema eletrónico em conjunto com um obstáculo físico (porta, torniquete, barreiras, cancelas, etc.), permite a entrada do utilizador caso tenha uma identificação positiva validada por regras, previamente definidas.

O controlo de acessos é um ponto fulcral em qualquer sistema de segurança. A sua base de funcionamento é a abertura de portas apenas a utilizadores autorizados. O acesso pode ser validado ou negado de acordo com parâmetros pré-definidos, tais como níveis hierárquicos, janelas de tempo, etc.

Em resultado disso todos os “eventos de acesso” podem ser arquivados em memória no interior do próprio equipamento e/ou num PC que possua um software dedicado à configuração/gestão do sistema. O controlo de acessos pode ser também interligado a outros sistemas de segurança, tais como, sistema de deteção de intrusão e de videovigilância (CCTV) simplificando os procedimentos de operação do mesmo, e reduzindo também a ocorrência de “falsos alarmes”. Para além dos sistemas de segurança o controlo de acessos aparece também algumas vezes associado a sistemas de gestão de ponto e de parques de estacionamento.

Controlo de acessos